R/C E TROFÉU F1: PILOTOS FAZEM BALANÇO DA 3.ª PROVA REALIZADA EM MONSANTO

A 3.ª prova do Campeonato Nacional 1/10 TC Stock/Modificados e Troféu 1/10 F1 realizou-se este fim de semana (25 e 26 de maio) na pista de Monsanto e teve como vencedores Hugo Miguel (CRBEN) na categoria 1/10 TC (também Top Qualifier) e João Nascimento (CRBEN), subiu ao lugar mais alto do pódio no Troféu F1.
Os primeiros lugares, em ambas as categorias a ficarem em “casa”, numa prova que decorreu sob a égide da FEPRA – Federação Portuguesa de Rádio Modelismo e que teve como clube anfitrião o CRB – Clube de Rádio Modelismo de Benfica.

No 1/10 TC o 2.º lugar coube ao jovem piloto Nuno Durães (ACRP) e Mário Miranda (CRBEN) classificou-se no 3.º lugar.
O Top 10 do campeonato integra ainda os pilotos: 4.º Frédéric Santos (ACRP); 5.º João Miguel Martinho (CRBEN); 6.º Jorge Simões (AAC); 7.º José Pereira (ACRP); 8.º Rúben Francisco (AAC); 9.º Alexandre Ferreira (CRBEN) e 10.º Rui Ramos Rodrigues (CRBEN).

Campeonato 1/10 está renhido

Hugo Miguel, ladeado por Nuno Durães e Mário Miranda.

Hugo Miguel: objetivo revalidar o título de Campeão Nacional
O piloto Hugo Miguel, 1.º classificado na prova 1/10 TC comenta: “após um bom início de época com ótimos resultados na 1.ª, 2.ª e 3.ª provas, vou tentar revalidar o título. Seguramente terei de dar o melhor nas 2 últimas provas, Coimbra e Maia, onde não me sinto tão confortável”. E acrescenta: “foi uma satisfação receber em casa pilotos de vários clubes e sentir que desfrutaram de um excelente dia de prova, tanto em TC como em F1. A organização esmerou-se e está de parabéns”.

Nuno Durães: “a minha motivação continua em alta”
“Para esta corrida conseguimos trabalhar para colocar o carro seguro o que me permitiu ser consistente durante o dia todo. O bocadinho que nos faltou foi por falta de ritmo meu, visto que tem sido impossível treinar devido à realização do mestrado. Por isso estou contente com o resultado, o Hugo estava muito forte e não deu hipóteses a ninguém neste fim-de-semana, mais uma vez os meus parabéns para ele!”.
Sobre o campeonato Nuno Durães, que se obteve a 2.ª posição, no final da prova em Monsanto sublinha: “apesar do campeonato não ter começado do nosso agrado, não vou baixar os braços na luta pelo título! Nas corridas tudo pode acontecer, e a minha motivação contínua alta para este campeonato!”.

Mário Miranda: “rookie” nesta modalidade sente que “tem qualidade”
O 3.º classificado na prova 1/10 TC em Monsanto destaca: “pilotos com muita qualidade, mangas bem disputadas, um cenário bem composto de assistência, pilotos e mecânico”. Sobre a direção da prova “nada a apontar, tudo correu dentro de boa harmonia, todos fizemos o melhor possível para que no fim fosse um espetáculo digno, e que quem assistiu ficasse família da modalidade”.
Sobre o que espera do Campeonato e das provas que faltam realizar Mário Miranda avança: “quando se vai para um Campeonato Nacional tentamos sempre o lugar mais alto, mas também sei que há pilotos com muita qualidade e com muitos anos de experiência nesta modalidade, mas vou tentar um lugar no pódio, sinto que tenho qualidade, e trabalho nesse sentido, estou a melhorar de prova para prova, e é de notar que sou jovem nesta modalidade. É o meu primeiro ano. Irei dar sempre o meu melhor”.

Troféu F1: esperam-se cada vez mais pilotos em pista

O Troféu F1 está também ao rubro, com a adesão de mais pilotos. Para a prova de Monsanto inscreveram-se 16 pilotos, tendo participado 12.

Na prova deste domingo, como já referimos o 1.º classificado foi João Nascimento, que também obteve o prémio “Top Qualifier”; em 2.º lugar classificou-se Daniel Coelho e, Paulo Bártolo, ficou em 3.º lugar.

O Top 10 do Troféu F1 integra os pilotos: 1.º Daniel Coelho (ACRP); 2.º Paulo Bártolo (ACRP); 3.º Franco Vilarinho (ARMAIA); 4.º Adalberto Pinto (ACRP); 5.º Ricardo Rocha (ARMAIA); 6.º João Nascimento (CRBEN); 7.º Afonso Gomes (CRBEN); 8.º Cláudio Souto (ARMAIA); 9.º Nuno N. Soares (CRBEN) e 10.º Horácio Monteiro (ACRP).

Pilotos satisfeitos: “picanços” e “fair play” dominam finais

João Nascimento ladeado por Daniel Lima e Paulo Bártolo.

João Nascimento manifesta satisfação: “foi uma final fantástica”
O piloto João Nascimento que se classificou em 1.º lugar no Troféu F1, na prova realizada na pista de Monsanto, em Lisboa sublinha: “4 mangas de qualificação muitíssimo bem disputadas, principalmente com uma luta muito intensa com o Daniel e o Bártolo, pilotos sempre corretíssimos em prova, consegui o melhor tempo das 4 mangas e também a melhor volta do dia. O que verifiquei era que tinha menos reta, o que levava a que estes pilotos se aproximassem mas, no miolo, estive mais consistente e rápido, e consegui sempre um pequeno espaço para poder gerir as mangas, mas não podia cometer o mínimo erro”.
E prossegue: “previa-se assim 3 finais muito renhidas, e foi o que aconteceu. Na 1.ª final consegui um “pequeno” espaço de manobra, que deu para “respirar” e gerir a prova até final dos 7 minutos; 2.ª final foi de loucos pois, durante a maior parte do tempo, tive os outros dois pilotos, neste caso o Daniel e o Bártolo sempre em cima à espera de um erro meu. Ao minuto 3 o Bártolo ficou para trás e tive durante os restantes minutos o Daniel a centímetros do meu carro. Durante estes 7 minutos deu para o Daniel ver onde poderia colocar o carro num pequeno espaço sem bater, e foi o que aconteceu na última volta conseguiu pôr o carro à minha frente na entrada da chicane. Consegui não perder velocidade e sem batermos conseguimos fazer a chicane lado a lado sem tocar nem nos corretores um no outro. Aí consegui a linha da próxima curva e fiquei novamente na frente. Mas, ao entrar mais depressa tive inevitavelmente de abrir na curva a seguir e fui novamente ultrapassado. O Daniel entretanto abriu um pouco e consegui novamente a linha da curva e ultrapassei-o mais uma vez. Isto a 3 curvas do final. Consegui manter o ritmo. Ganhei a 2.ª final o que me levou à vitória final.
Nesta 2.ª final, todos os pilotos de TC e respetivos mecânicos estavam a ver a final e em êxtase com as ultrapassagens consecutivas sem haver o mínimo toque, foi uma final fantástica de se ver e principalmente de participar”.
João Nascimento deixa ainda uma nota de rodapé no seu depoimento: “todos estamos de parabéns pelo decorrer da prova, é uma modalidade em crescimento. Só aqui em Lisboa já foram vendidos mais de 28 caros, era bom que pelo menos metade comparecesse nas provas”.

Daniel Coelho: fantástica experiência de “12 F1 em pista”
Piloto já com experiência no Troféu F1 comenta: “foi um fim de semana de muito divertimento quer de carrinhos quer de convívio. O sábado foi para fazer experiências, para encontrar o melhor set de pneus e óleo do amortecedor. A pista ao início não estava com muita aderência, mas do meio da tarde para a frente começou a ficar com boa aderência para os F1. E consegui chegar ao fim dos treinos satisfeito com o carro.
No domingo fiz a manga de treinos livres só para ajustar o diferencial”.
E acrescenta: “nas mangas de qualificações consegui alcançar o 2.º lugar mesmo na última manga. Nas finais foi uma experiência de 12 F1 em pista, na minha opinião muito engraçado e com espaço suficiente para todos os carros. Consegui o 2.º lugar no final da prova com muita luta. Vim embora satisfeito”.
E remata: “um muito obrigado ao Sr. João Nascimento pela segunda final linda de se ver. Foi sem dúvida a melhor corrida/picanço que fiz. Muito obrigado e os parabéns pela vitória”.

Paulo Bártolo: Monsanto a prova mais espetacular do Troféu F1
O piloto Paulo Bártolo, que obteve o 3.º lugar no escalão F1 afirma: “a terceira prova do campeonato de F1, em Monsanto, foi sem dúvida a mais espetacular do campeonato até agora, essencialmente pelo número de carros em pista (12) mas também pela organização da prova que primou pela segurança dos bólides na pista, não vi ninguém a partir material desmesuradamente mas só naqueles erros de pilotagem que todos sabemos que à que evitar. O comportamento dos pilotos em pista foi do maior fair play, sempre de disputa mas colaborante, tanto nas ultrapassagens como nas dobragens. Não posso deixar de salientar e de me regozijar com o facto de tanto o público presente como os pilotos da 1/10 TOURING terem vibrado efusivamente e aplaudido durante o decorrer de algumas mangas de qualificação e também nas finais. Obrigado a todos”.
Sobre a prova que realizou disse: “a minha prova em particular correu assim-assim. Não estive isento de erros de pilotagem nem de problemas mecânicos, mas no geral estou muito satisfeito por mim e pela equipa que consolida os primeiros lugares no campeonato. Faltam duas provas e a Taça de Portugal. Continuarei a dar o meu melhor. Parabéns a todos os pilotos e equipas pelo espírito de camaradagem e cooperação sempre demonstrado”.

Classificação Geral

“Pilotos vocês foram a cereja no topo do Bolo!”

Rui Rodrigues atento ao desenrolar de mais uma manga.

Rui Rodrigues, delegado de escala, e também piloto, endereçou a todos os pilotos, um comentário no grupo CN 1/10 Elétricos 2019 (página de Facebook). Aquele responsável mostrou-se particularmente satisfeito com a prova deste “fim de semana onde quase tudo correu bem!”. Agradeceu ao CRB – Clube de Rádio Modelismo de Benfica “e à sua equipa o esforço que fizeram para que os pilotos fossem recebidos nas melhores condições… Muito obrigado!”.

E continuou: “No entanto o mais importante nisto tudo foram os Pilotos… pela adesão (foi lindo ver tantos F1 em pista), pelo excelente ambiente, pelo convívio, pela competitividade (Parabéns aos vencedores) e pelo comportamento geral em pista… PILOTOS VOÇÊS FORAM A CEREJA NO TOPO DO BOLO!”.

CRBEN agradece à Junta de Freguesia de Benfica

(Foto CRB)

Na sua página de Facebook, o CRB – Clube Rádio Modelismo de Benfica agradeceu “a grande ajuda que a Junta de Freguesia de Benfica nos deu, na limpeza da pista e espaços envolventes, efetuada antes da 3.ª prova do Campeonato Nacional de eléctricos” e publica algumas fotos que mostram como tudo estava impecável para a recepção de pilotos, mecânicos e público em geral.
O clube noutro comentário agradeceu também “a presença de todos os pilotos nesta nossa última prova do Campeonato Nacional 1/10 Eléctricos TC Stocks e F1”.

Direção da Prova esteve a cargo de:
Diretor de prova: José Pires | Árbitro: David Marrafa | Cronometragem: Luís Simões | Verificador Técnico: Fernando Domingos

A equipa da AAC que esteve em Monsanto: Jorge Marinheiro, João Pires, Rúben Francisco e Jorge Simões.

A próxima prova – Taça de Portugal – realiza-se em Coimbra, no Mini-Autódromo da Secção de Rádiomodelismo da Associação Académica de Coimbra, nas instalações do Estádio Universitário, nos dias 29 e 30 de junho.

Neste campeonato estão envolvidos pilotos dos clubes:
ACRP – Clube de Radiomodelismo do Porto;
AMVR – Associação de Modelismo de Vila Real;
CRBEN – Clube Rádiomodelismo de Benfica;
AAC – Secção de Rádiomodelismo da Associação Académica de Coimbra;
ARMAIA – Associação Recreativa de Modelismo da Maia;
CRPF – Clube Rádio Modelismo Paços de Ferreira.

#TablierMagazine

Related posts